Breve introdução ao conceito filosófico do Shoninki

Shoninki-2

No antigo Japão, os Shinobi (忍 – forma escrita nos antigos documentos sem o Hiragana び) foram agentes que atuavam em missões de espionagem, infiltração, assassinato e guerrilha.

A regiões de Iga (伊賀) e Koga (甲賀), situada na região de Honshu (本州) aos redores do lago Biwa (琵琶湖), são considerados como o berço do tradicional Shinobi jutsu (忍び術), que antigamente era relatado em documentos com outros diversos nomes, como: Shinobu Hô (忍ぶ法), Ura Waza (裏技), Ongyô Jutsu (隱形術), etc… (Os termos como Ninjutsu (忍術), Ninpô (忍法) e Nindô (忍道) são mais comuns na atualidade.)

A fama de Iga (伊賀) e Koga (甲賀) existem até o presente, que hoje pertencem as prefeituras de Mie (三重 – antiga Iga) e Shiga (滋賀 – antiga Koga). Essas antigas províncias se encontram geograficamente na região de Kinki (近畿 – atualmente conhecida como Kansai (近畿).), onde  atualmente existem Museus, Universidades, Templos e Dojos, todos relacionados ao universo Ninja (忍者).

A antiga província de Kishu – 紀州 – administrativamente conhecida por Kii (紀伊) – estava situada ao Sul de Iga, correspondente a prefeitura de Wakayama (和歌山 – ao cerco da península de Kii.). Existe a desconfiança que Kishu Ryu (紀州流 – escola de Kishu), do qual se relata a antiga escritura Shoninki (正忍記 – Escritura do verdadeiro Shinobi Jutsu), seja uma descendente rama de Iga Ryu (伊賀流).

Shoninki é uma obra de Natori Sanjuro Mazasumuni (名取三十郎正澄 – também conhecido como Fujinoissuishi Masatake (藤一水子正武), Natori Sanjūrō Masatake (名取三十郎正武) ou Fujibayashi Masatake (藤林正武).), um detentor da tradição Ninja da província de Kishu, que comandou diversos Ninja (忍者) desta região, como o grupo de Kishu Ryu (紀州流 – escola de Kishu). Se tratando de espionagem, coleta de informações e infiltração esta obra é considerada  a mais importante para a tradição Ninja.

Nesta breve introdução tentarei dá-los uma melhor compreensão de alguns elementos que permitiram a compreensão da filosofia fundamental do Shoninki, a qual foi transmitida por Nishi Isao Sensei (西勲先生).

Ninja: Conhecendo os segredos de uma palavra…

Os Ninja foram conhecidos por diversos nomes no antigo Japão, por estarem em diversos lugares, e também, por se persistirem durante diversos grandes períodos históricos. Shinobi ou Ninja são basicamente leituras distas para o mesmo Kanji, que foi utilizado por certas províncias para designar os espiões se utilizava de termos genéricos como:

Mawashi Mono (回者): Este nome se dava pelos Ninja estarem em todos lugares e tempo, tem origem do verbo Mawasu (Rondar).

Kanchô (間諜): Significa literalmente espião.

Aqui relato alguns nomes conforme região da época:

Kyoto/Nara:

Suppa (水破), Ukami (伺見), Dakkou (奪口)

Yamanashi:

Suppa (透破),Suppa (透波), Mitsu no mono (三ツの者), Suppa (出抜)

Niigata/Toyama:

Nokizaru (軒猿), Kanshi (間士), Kiki mono yaku (聞者役)

Miyagi:

Kuro Habaki (黒はばき)

Aomori:

Haiamichi no mono (早道の者), 陰術 (Shinobi)

Kanagawa:

Kusa (草), Monomi (物見), Rappa (乱破)

Fukui:

Shinobi (隠忍術)

E também se encontrava alguns outros nomes conforme o período:

Era Asuka:

Shinobi (志能便)

Era Nara:

Ukami (伺見)

Era Sengoku:

Kanja (間者), Rappa (乱破)

Era Edo:

Onmitsu (隠密)

Era Taisho:

Ninjutsu Sha (忍術者), Ninja (忍者)

Podemos ler nos primeiros Capítulos do Shoninki, o Ninja se qualificava por ocasiões, como por exemplo, Nusubito (盗人), um termo utilizado para ladrão. As atividades de ladrões eram furtivas e semelhantes às do Ninja, entretanto, isso não quer dizer que um Nusubito era classificado como um Ninja, o que é deixado claro no Shoninki. Embora os Nusibito possam utilizar técnicas de ninja, um ladrão (nusubito) não domina todos os elementos que compõem o caminho ninja, o que os diferencia. Em relação ao  campo de ação, podemos ver várias semelhanças entre o Nusubito e o Ninja. Já em relação às demais dimensões como intenções, existe uma clara diferença visto que um ladrão (Nusubito) colocaria em risco sua atividade por ganancia, e o Ninja cumpre a missão pegando apenas o que foi dado a cargo da missão. O adestramento de um Nusubito é basicamente físico, já o Ninjutsu (prática do Ninja) é físico, mental e espiritual (Sanshin (三心 – Três Corações)) e isso é muito além da técnica.

Logo fica muito claro o erro que muitas escolas de Ninjutsu fazem na atualidade, comparando o Ninja com soldados de Bope, Swat, Seals, etc. Inclusive outra escola que recebeu a mesma transmissão de Nishi Sensei que eu, cometi tal erro. Mas isso se faz por comercio, para querer trazer o Ninja a atualidade, mostrando suas táticas de guerrilha. Sou a favor trazer o Ninjutsu aos tempos de atuais e compartilhar conhecimentos com profissionais da segurança, mas não quer dizer que um segurança é um Ninja modernos.

Ninja é um nome contemporâneo, popularizado no início do século XX, e foi largamente popularizado na cultura moderna. Na antiguidade o termo correto mais utilizado era Shinobi (ou Shinobi no mono – Individuo Furtivo), que se decorre exatamente a tradução do texto.

Jutsu (術): Significa técnica, arte.

Ja/Sha (者): Significa pessoa, individuo ou homem, não existindo muita diferença.

O que temos diversos níveis de leitura e tradução diferentes é o kanji Nin (忍). Observando de forma básica significa: perseverança, resistência, suportar, paciência, sofrer, etc… Mas também pode ter o significado de Shinobi: furtivo, secreto, invisível ou oculto.

Decompondo o kanji Nin, pode se ver que é composto por diferentes caracteres:

Shin ou Kokoro (心) Mente ou coração – Simbolizando a Alma, sentimento, amago, coragem, etc.

Yaiba (刃): Lâmina – Simbolizando o fio cortante, a espada.

Podemos adentrar a uma analise ainda mais profunda decompondo Yaiba (刃):

Ha /: representa o corte da espada.

To刀: significa espada.

Como se vê existem diversas formas de se olhar para o kanji Nin (忍), assim dando o significado de:

Ninja (忍者): Individuo futivo.

Ninjutsu (忍術): Arte da Invisibilidade.

No Capitulo 3 do Shoninki diz:

– O Ninja é o que se coloca seu coração sobre a lâmina da espada.

Isto representa o perigo da missão: Representa que mesmo por ameaças de uma espada sobre a cabeça não entregaria sua clandestinidade. É suportar tudo por sua missão.

Nin (忍) também representa “a vontade de suportar a estocada da espada”, e o Ninjutsu se torna a “Arte de Suportar”, seja no físico, mental ou moral: sabendo suportar as penas e humilhações (se disfarçando de mendigo, doente, para que não despertasse suspeitas de nada). Ser paciente era uma virtude indispensável para se permanecer oculto ou durante horas; muitas vezes sofrendo, suportando a dor de ferimentos e mesmo assim não demonstrar sofrimento, sempre colocando a missão em primeiro lugar.

Também se podia enxergar em Nin (忍) “a união entre a mente e a espada” ou “corpo e mente”. Desta forma representando o domínio da mente sobre o corpo.

Sobre este ponte vista, da mente ou coração dominando o corpo, Nishi Sensei me transmitiu de uma forma, diria, muito poética:

– Humberto San,

Nos dias de hoje enxergar Nin (忍) sendo “a espada sobre o coração” é se estacar perante esta sociedade corrupta, sofrer, resistir, ficar imóvel podendo avançar… Hoje eu, Isao Nishi, vejo Nin (忍) sendo “o coração a frente da espada”, pois hoje sacar sua espada perante uma sociedade corrupta não é ter coragem e nem ser furtivo e sim ter irá e covardia. O coração a frente da espada representa ser discreto e perseverante perante leis criadas para repressão e controle da humanidade; o coração representa sabedoria e estratégia. Assim um Ninja deve agir, utilizando o coração como a verdadeira Arma!

Nishi Isao Sensei

Este é um dos motivos que o monsho (紋章 – Brasão) de Nishiden Ninpo Kyokai é uma Tsuba (鍔 – guarda da espada) carregada no coração.

Este Kuden me provou que o Ninjutsu pode ser uma via de Do (道 – caminho) para unir mente, corpo e espirito (Sanshin/三心 – Três Corações), que nada mais a representação do triangulo do monsho de Nishi Kai (西会 – Clã de Nishi Sensei).

Nishi Sensei me ensinou que Ninjutsu é arte do eterno saber…

Doomo Arigato!

Sensei Humberto Trevellin
Nishiden Ninpo Kyokai

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil