Uniforme – Dogi

dogi

“Dogi” é um termo genérico usado para representar o uniforme de treino das artes marciais japonesas. O termo é composto de duas palavras, Do (Caminho) e Gi (Vestimenta), significando Uniforme do Caminho. Este Caminho a que se refere o termo é o Caminho da Guerra e da Iluminação.

Dentro da Nishiden Ninpo Kyokai, o Dogi é formado por um uniforme preto de quatro partes essenciais:

  • Uwagi: Jaqueta; a parte de cima, que deve ser fechada com a parte esquerda por cima pelos genins, chuunins e jonins e com a parte direita por cima pelas kunoichi e kantokusha.
  • Camiseta Preta: Sob o Uwagi, é requerido que o aluno utilize uma camiseta preta lisa ou a camiseta preta do dojo, por motivos de respeito ao Dojo e ao Ryu.
  • Zubon: Calças; a parte de baixo, que pode ser amarrada com sageo nos joelhos e tornozelos ou usada solta. A calça deve ser sempre de cumprimento marcado para não ficar sobrando abaixo do calcanhar.
  • Obi: Faixa; a faixa de seu nível, de acordo com nosso Sistema de Graduação.

Para complementar seu Dogi, a Nishiden Ninpo Kyokai pede que seus alunos coloquem o Monsho do Ryu-Ha no lado esquerdo peito, no uwagi.
É de total responsabilidade do aluno cuidar para que seu Dogi fique em bom estado e sempre limpo para treinar e o professor ou instrutor deve cobrar que seus alunos respeitem o uniforme como forma de demonstrar respeito ao Ryu-Ha.
Os alunos que desejarem complementar seu dogi com as partes do shinobifuku (como kyahan, teko e zukin) durante os treinos podem fazê-lo, mas não é um requerimento do dojo.

 

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil