Kenjutsu (剣術)– Shinobigatana (忍刀)- Bikenjutsu (秘剣術)

Nishi_katana

Nishiden Ninpo Kyokai

Kenjutsu (剣術)– Shinobigatana (忍刀)- Bikenjutsu (秘剣術)

De todas as artes que você poderia dominar em Nishiden Ninpo Kyokai, a espada é provavelmente uma das mais evasivas. Em todo meu treinamento de Tenshi Ryu Nishi Kai Ninpo, Tsushima Ryu Ninpo, Saika Ryu Tsushima-Ha Shinobijutsu e Shinden Fudo Ryu Tsushima-Ha, ela revela-se uma das armas do nosso arsenal que mais precisa de elevadas habilidades, um grande foco em Sanshin (três corações) – corpo mente e espirito.

Técnicas estando desarmado no caso de Taijutsu (técnicas de combate desarmado) são algo que todos nós podemos relacionar. Nosso corpo parece saber como se mover um pouco mais fácil neste caso. Quando se trata da espada, inclusive em fases iniciais, é como nos despertássemos de um coma e nem nos lembrássemos de como nos chamamos… A minha sensação foi essa pelo menos…

É um romance de uma arma, com um simples mortal… Todos nós já sonhamos em empunhar uma lâmina em um cenário muitas vezes com batalhas de vida ou morte. Mas quando você vê essas armas afiadas em suas mãos, você logo percebe que não passaram de fantasias e ilusões que a mente nos projetou. Um piscar de olhos pode ser um grande azar com esta arma, e sua vida seria alterada para sempre. Mesmo um corte mal executado a partir de seu oponente pode alterar sua vida por completo.

Em uma pratica de Tamashigiri (pratica de cortes) com Nishi Sensei e Muramaza Sempai, onde cortávamos bambus com diversos tipos de golpes, foi que eu vi o poder de uma Katana (espada japonesa). Mais importante ainda, o quanto de certeza você deve ter em relação  a cada corte, deve ser de extrema precisão. Cada corte que você ou seu oponente realizam, não é provável que seja cortes eficazes vindo de diversos lados. Quando usamos bokuto (espada de madeira) ou shinai (espada de bambu), é fácil esquecer o quão letal um Kumitachi (combate de espadas) real pode ser. O corte em meu treinamento foi um grande aprendizado. Mesmo que você possa fazer um corte limpo, não significa que isso é tudo que exista para sua espada. A forma do corte é uma experiência vital para você. Eu observei como meus cortes iniciais passaram de um corte de escavar a um corte de queda e, em seguida, eventualmente, para cortes retos. Sensei fez uma um corte demonstrativo que me deixou pasmo, pela sutiliza e precisão… E foi um golpe fatal…

Tameshigiri é algo valioso que todos deveriam fazer pelo menos uma vez. Os bokuto ou shinai são grandes instrumentos de treinamento, mas uma Sihinken (lamina verdadeira) em mãos é a mentalidade que temos de continuar a fazer o nossos kata (formas) ou algo aparentemente tão simples como Kihon Toho (técnicas base). Faça de cada corte, como se fosse uma lâmina verdadeira, para um oponente real. A cada técnica executada com um bokuto, seu Uke devera sentir calafrios ao toque da ferramenta de treino ao seu corpo.

Como Nishi Sensei sempre dizia: “ Ante de sacar a espada, saca-se o espirito… Nin (忍), não é a espada em cima do coração… E sim um forte coração a frente da espada! “

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil