Ninja e Ninjutsuka

 

Existe certa controvérsia sobre como chamar um praticante de ninjutsu dos dias de hoje. Alguns gostam de se chamar ‘ninja’, para alimentar a auto-estima ou para se sentir mais conectado à arte. Outros, no entanto, advogam que o termo correto seria Ninjutsuka. Estudemos, então, ambos os termos.

Ninjutsuka 

忍術 Ninjutsu  – Arte Oculta

家  Ka  – Estudioso, Expert

Semanticamente, Ninjutsuka representa todo praticante ou perito na arte ninja, assim como Judoka representa todo praticante de Judo. Em um contexto atual, todos que treinam ninjutsu são considerados ninjutsuka – mas o mesmo não pode ser dito do passado, já que esta terminologia é contemporânea.

eu

 

Ninja 

忍 Nin  – Perseverança

者 Sha(Ja)  – Pessoa

Ninja, então é aquele que persevera. Foi o nome dado aos ancestrais desta arte, que viveram em eras difíceis, e que tiveram de assumir a filosofia do ninjutsu como sua única verdade. Um ninja vive pelo Ninpo, sem ter lugar em seu coração para certos costumes e morais inerentes à nossa era.

beto

Ninja X Ninjutsuka 

Alguns dizem que os ninjas de antigamente eram ninjutsuka. No entanto, antigamente, um especialista nas artes mas que não fosse fiel ao código totalmente (logo, um ninjutsuka ao invés de ninja) seria um nukenin, desgarrado do clã  caçado por todos.

Da mesma forma, alguns advogam que seu treino e graduação faz deles um ninja. Mas vivem de acordo com a moral capitalista, devotam-se a muitas atividades por conta de seu contexto social, e não sabem, ao menos, como portar-se de forma dignificada e honrada.

Ninja é uma figura histórica, algumas vezes quase mitológica. Não basta ter habilidade, não basta fingir ou atuar. Não basta usar o que se sabe frequentemente ou assumir que a atividade mercenária o tornaria um ninja. Existe muito mais no ninpo do que conseguimos ver ou vivenciar. Independente do que se possa pensar ou dizer, nomeamos hoje aqueles que praticam esta arte como ninjutsuka.

 

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil