Nihon Bugei Senmon Gakko – Dojo Kun

  • A disciplina no dojo deve ser observada a todo o momento. Os alunos que levarem convidados aos treinos ou eventos do dojo são responsáveis por seu comportamento e podem ser punidos por suas falhas.
  • Haverá contato físico durante os treinos, sendo responsabilidade do aluno aceitar esse contato sem malícia e sempre mantendo a atenção para não colocar a si mesmo ou ao seu parceiro de treino em risco.
  • A graduação jamais ocorrerá antes de um mínimo de 100 horas de treino, e usualmente levará mais tempo do que isso. Os alunos que ficarem afastados do treino por mais de dois meses sem aviso prévio ao Sensei terão sua graduação revogada. Da mesma forma, a cada dois meses de ausência, mais um nível de sua graduação será revogada, ficando como responsabilidade do aluno refazer os exames para cada graduação perdida em intervalos definidos pelo Sensei ou Instrutor responsável. Alunos ausentes por mais de seis meses sem aviso prévio serão colocados na lista de Alunos Inativos e poderão ter sua filiação à Nihon Bugei Senmon Gakko.
  • Os alunos da Nihon Bugei Senmon Gakko não devem usar sua graduação ou seus títulos para auto-promoção social e não devem divulgar abertamente que treinam a Arte Ninja & Samurai. Da mesma forma, os alunos não têm permissão de ensinar nenhuma das técnicas que aprenderem a pessoas de fora do dojo ou a alunos menos graduados, exceto com a permissão do Sensei. É responsabilidade moral do aluno jamais usar técnicas para alimentar seu Ego ou para machucar outrem, exceto em caso de auto-defesa ou para defender alguém com quem o aluno sinta-se moralmente obrigado. A provocação de brigas e o desrespeito a outras escolas ou outras artes é uma desonra grave.
  • Durante os treinos, um aluno mais graduado pode ajudar um menos graduado a entender um movimento caso saiba o movimento bem, mas jamais deve tentar corrigir um aluno de sua mesma graduação. No caso de divergências, procure ajuda de um instrutor ou de seu professor. Da mesma forma, os alunos jamais devem engajar em atividades dentro do tatame sem o consentimento prévio do Sensei – principalmente no caso de kumite.
  • É dever do aluno respeitar a forma como o ensinamento é passado a ele e a pessoa que o transmite. Desrespeitar a autoridade de alguém mais graduado dentro do tatame é desonra grave, assim como abuso de autoridade configura razão para ação disciplinar. Desrespeito à escola ou aos professores e instrutores pode acarretar em expulsão e invalidação de graduação e de certificados. Não há lugar para conflitos de Ego dentro de uma família Ninja & Samurai.
  • É exigido do aluno dedicação ao seu crescimento pessoal e às suas responsabilidades sociais. Da mesma forma que a Nihon Bugei Senmon Gakko exige que o aluno se dedique aos treinos físicos e mentais do Ninjutsu & Bujutsu também é exigido dedicação aos estudos e ao trabalho. Falha em respeitar seus deveres fora do dojo resultará na recomendação da diminuição do ritmo de treino e falha em respeitar seus deveres dentro do dojo resultará em medida disciplinar. Da mesma forma, o respeito às leis locais é imperativo para um Budoka.
  • É de obrigação moral do aluno respeitar fauna e flora local. A crueldade não será tolerada e o desrespeito aos demais seres vivos é uma desonra grave. É obrigação moral do aluno, também, auxiliar, sempre respeitando seus limites e sua própria segurança, aqueles que estiverem em perigo.
  • É terminantemente proibida a participação em qualquer torneio ou competição marcial. O aluno que insistir em participar será afastado dos treinos.
  • Todos os alunos menores de idade devem respeitar as decisões dos pais com relação ao seu treino e sempre trazer as autorizações necessárias para atividades extras. O aluno que não trouxer a autorização não poderá participar de cursos e treinos externos.

Disciplina no Dojo

  • Sempre obedecer às ordens dadas dentro do tatame pelos professores e instrutores. Não questionar o direcionamento da aula e não ser insolente.
  • Respeitar a todo o momento os instrutores e os demais alunos, inclusive respeitando seus limites e sua integridade moral e física.
  • Os alunos irão sempre se dirigir aos professores e instrutores de acordo com seu título: Sempai, Shidoin, Renshi, Kyoshi, Hanshi.
  • Sempre reverenciar o local de treino ao entrar e sair. Dentro do tatame e nos momentos de ensino demonstrar respeito e circunspeção.
  • Sempre chegar adiantado aos treinos, devendo estar em seu devido lugar na formação e já vestido no horário de início do treino. É de responsabilidade dos alunos estarem prontos e do instrutor da aula punir os que não souberem fazê-lo.
  • Todos os treinos são iniciados e encerrados com cerimônia e é importante aos alunos sempre estarem presentes neste momento. Quando for impossível chegar no momento, não interrompa a cerimônia e jamais entre na área de treino sem a autorização do professor ou de um instrutor.
  • Quando um professor ou instrutor estiver demonstrando uma técnica, preste atenção em silêncio. Quando for ordenado o início do treino, encontre um parceiro rapidamente e comece a praticar. Quando for ordenado que se pare o treino, o faça rapidamente, com uma reverência para o parceiro, e volte imediatamente para sua posição na formação lateral.
  • Quando houver alguma dúvida, não chame o professor até você. Peça licença ao seu parceiro e vá até o professor, passando sempre pelas costas dos demais alunos e sempre pedindo licença. Quando chegar ao professor, pare ao seu lado esquerdo e espere que ele reconheça sua presença.
  • O uniforme consiste de dogi, faixa da cor de sua graduação, camiseta, caso deseje, tabi. O aluno deve retirar brincos, correntes, pulseiras, colares, relógios e piercings antes do treino, para segurança própria e de outrem, e preferencialmente treinar sem maquiagem. O treino é um momento sério e impessoal, sendo que a socialização entre alunos deve ocorrer sempre fora do tatame.
  • Os alunos que levarem celulares para o dojo devem desligá-lo antes do início do treino. Exceto em exceções especiais, determinadas pelo Sensei, não é permitido atender ao telefone ou sair do tatame antes do término da aula. Se houver alguma situação especial que exija que você ignore alguma dessas regras, você deve avisar ao Sensei antes do treino e acatar sua decisão sobre o assunto.
  • A Hierarquia do dojo deve ser respeitada sempre que estiver em treino. Esta hierarquia descende do Hanshi para os Shidoin, o Senpai e finalmente os alunos, por ordem de graduação. Da mesma forma, toda vez que estiver em formação, o aluno deve adequar-se ao seu local dentro da hierarquia. Falha em observar esta regra é uma desonra para todo aluno e o grupo deve exigir que ela seja cumprida.
  • Dentro da Arte Ninja & Samurai, não há ‘melhor aluno’ ou ‘pior aluno’. Cada um possui seus pontos fortes e seus pontos fracos. Tratar um colega como inferior é desacatar o próprio código Ninja & Samurai, e portanto, uma grande desonra para o praticante.

Kancho Humberto Trevellin & Yudansha Kai