Sensei Sokaku Takeda (Daito Ryu)

Nascido em 10/10/1859, em Fukushima, membro do clã Aizu – clã samurai famoso por sua valentia e técnica marcial -, era o segundo de quatro irmãos. Seu pai, Sokichi Takeda, possuía vasto conhecimento marcial como lança, bastão longo (Bo) e espada, além de Sumô, os quais foram transmitidos aos seus filhos. Depois virou Uchi deshi de um mestre em armas de Tokyo chamado Kenkichi Sakukibara, do Jikishinkage Ryu, que lhe ensina Kenjutsu, Bojutsu, lança, arco-e-flecha, Kusarigama e Naginata. Já aos 16 anos, Sokaku era um combatente terrível – se a casta Samurai não tivesse sido extinta, poderia ter alcançado algum alto posto com algum Daymio, mas os tempos eram outros…

Envolveu-se em combates contra alguns bandidos, chegando a matar alguns, o que começa a preocupar seu pai que resolve envia-lo para o líder do clã Aizu, Tanomo Saigo, a fim de torna-lo monge. Saigo fora um célebre Samurai, mas após a queda do Shogunato havia se tornado sacerdote Shintô. Ele era detentor do conhecimento sobre uma arte marcial secreta do Clã Aizu, chamada Oshiki-Uchi, um estilo de Jujutsu que tinha vontade de tornar pública para que não se extinguisse.

Takeda passa a visitar com frequência o mestre Saigo, ao mesmo tempo em que continua a treinar outros estilos de artes marciais em viagens pelo Japão, agindo como um Samurai andarilho típico dos romances japoneses. Especula-se que tenha até mesmo viajado para Okinawa para apender Karatê. Saigo resolve passar todos seus conhecimentos sobre o Oshiki-Uchi para Takeda, após a desistência de seu ‘filho’ adotivo (genro, na verdade) Shiro Saigo, tornando-o seu sucessor.

Takeda acrescenta seus próprios conhecimentos marciais ao Oshiki-Uchi, modificando-o e modernizando-o, com especial ênfase no Tai-Jutsu, tendo em vista que o porte de armas estava proibido, renomeando o estilo para Daito-ryu Aikijujutsu.

Sokaku Takeda teve diversos estudantes como: Matsuda Toshimi Sensei, Morihei Ueshiba Sensei, Takuma Hisa, Yukiyoshi Sagawa, Takeda Tokimune (filho de Sokaku Takeda).

O Daito Ryu de Sokaku Sensei foi uma arte de inspiradora para muitos mestres, fundadores de diversas escolas marciais como: Hakko Ryu, Aikido, Shorinji Kenpo, Hapkido dentre outras…

Hoje existem diversar escolas de Daito Ryu, sendo uma das mais conceituadas do Japão a Renshinkan Dojo fundada por Maeda Takeshi, a qual visa manter os tradicionais ensinamentos do verdadeiro Daito Ryu. Hoje em dia, após o falecimento de Maeda Sensei em 2001, a Renshinkan Dojo se mantem viva com o Kancho (Diretor) Michio Takase Sensei, representando a 4ª Geração de Takeda Sokaku.

 

 

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil