Shugendō (修験道)

Main

Shugendō (修験道) é uma forma de Budismo de origem Nipônica, formado por filosofias sincretista de diversas tradições religiosas como: Xintoismo, Taoismo e formas esotéricas pré-budistas. Conhecida hoje como uma escola do Mikkyo (Budismo tântrico, esotérico japonês), sendo considerado um caminho paralelo as seitas Shingon e Tendai, bem como uma sub-pratica dentro de uma destas escolas.
O termo Shugendō pode ser traduzido como “caminho (道) de poder espiritual (験) pela ascese (修)”, ou seja, uma forma de desenvolvimentos de poderes espirituais, extra sensoriais, paranormais (de cura, de adivinhação, etc) por meio de práticas ascéticas severas realizadas nas montanhas, como jejuns, longas caminhadas, praticas em cachoeiras, retiros em cavernas, etc.
Os adeptos do Shugendō são chamados de Shugenja (修験者) ou Yamabushi (山伏), que significa “(aquele) que se firma ou prosta (伏) na montanha (山)”, devido às praticas ascéticas realizadas nos montes sagrados. “Bushi” (伏) é por vezes confundido com “guerreiro” (escrito 武士).
Não é proibido mulheres no Shugendō, embora a entrada de mulheres no monte Ōmine (um dos mais sagrados do Shugendō) seja até hoje interditada.
Tradicionalmente, atribui-se sua criação a En-No-Gyōja (séc. VII-VIII).
Locais sagrados de pratica:
Ōmine Yama (大峰山),
Yoshino Yama (吉野山),
Localizados em Nara, e três montes em Dewa, na prefeitura de Yamagata.
As figuras ligadas ao Shugendō mais popularmente conhecidas na cultura japonesa são o monge-guerreiro Benkei (弁慶, famoso pela peça de Kabuki intitulada Kanjinchō) e os Tengu (天狗), entidades que habitam as montanhas e florestas Nipônicas, que em diversos Denshos e Makimonos de Ninjutsu e Bujutsu relatam transmissões de ensinamentos aos antigos guerreiros e peregrinos, como Sōjōbō (rei dos tengu que ensinou técnicas de manejo de espada a Yoshitsune).

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil