Sistema de Graduação

Mudansha – 無 段 者

Este é o nível básico na formação (Shoden). Neste nível, o Deshi  弟子 recebe as transmissões bases do Ryu-Ha 流派. Nishiden Ninpo Kyokai segue a classificação de Kyu estruturadas pelo Hanshi Isao Nishi Tsushima Sama e reconhecida pela Kokusai Ninpo Budo Taijutsu. O kyu é um sistema utilizado para designar graus de destreza e conhecimento.

Em Nishiden Ninpo Kyokai há 10 níveis, a partir de Mukyu (Sem Grauduação – Faixa Branca ) para Ikkyu (1º Kyu – Faixa Marron com duas ponteiras).

MUDANSHA

Sitema de Graduação Feminino:

Em Nishiden Ninpo Kyokai as mulheres utilizam faixa vermelha durante todo o nível básico na formação (Shoden).

onna_obi

Sistema de graduação e seus períodos:

Kukyu 九 級 (9ºKyu) – tempo mínimo, 2 mês após a aceitação no Ryuha.

Hachikyu 八級 (8ºKyu) – tempo mínimo, 4 meses após a promoção Kukyu.

Nanakyu 七級 (7ºKyu) – tempo mínimo, 4 meses após a promoção Hachikyu.

Rokukyu 六級 (6ºKyu) – tempo mínimo, 5 meses após a promoção Nanakyu.

Gokyu 五級 (5ºKyu) – tempo mínimo, 5 meses após a promoção Rokukyu

Yonkyu 四級 (4ºKyu) – tempo mínimo, 6 meses após a promoção Gokyu.

Sankyu 三級 (3ºKyu) – tempo mínimo, 6 meses após a promoção Yonkyu.

Nikyu 二級 (2ºKyu) – tempo mínimo, 8 meses de promoção Sankyu.

Ikkyu 一級 (1ºKyu) – tempo mínimo, 12 meses após a promoção Nikyu.

Yudansha – 有 段 者

Este é o nível avançado (Okuden). Nishiden Ninpo Kyokai  segue o sistema de Dan estruturado pelo Hanshi Isao Nishi Tsushima Sama. Depois de se tornar proficientes nas técnicas básicas do Ryu-Ha, o aluno avança para Faixa Preta – Kuro Obi黒帯. Atingir faixa preta não significa a conclusão da formação. Isso significa que o estudante seja proficiente no básico e está pronto para aprender os segredos internos do Ryu-Ha. Como na maioria das Escolas Ninja, existem 11 graus a partir de  Shodan-Ho (Iniciado para faixa preta) a Judan (10º grau).

YUDANSHA

Graduação apenas reconhecida ao Soke:

Kin Obi 金帯 (Faixa de Ouro) – A faixa doura que representa o 10°Dan. Em Nishiden Ninpo Kyokai só existe um 10ºDan por geração, e este Grau é reconhecido apenas ao Soke 宗家 (Herdeiro das Tradições). Pois somente ele obtêm todos segredos e documentos tradicionais da Ryu-Ha.

soke

 Nomenclaturas de Nishiden Ninpo Kyokai:

Kohai 後輩 – Junior: Isto é usado para referir-se a alunos de nível intermediário. Graduações – Yonkyu e Sankyu.

Sempai 先輩 – Sênior: Isto é usado em referência a um monitor. Graduações – Nikyu à Shodan-Ho.

Sensei 先生 – Professor: Termo geralmente usado para se referir a qualquer instrutor licenciado, independentemente da classificação e título. Normalmente usado para graduados de Shodan para acima.

Shidoin 指導員 – Monitor: Este título se refere a um líder de grupo.  Graduações – Nidan e Sandan.

Renshi 錬 士 – Instrutor: “Ren” significa polido e “Shi” pessoa. Isto se refere a desenvolvimento profissional. Graduações – Yondan e Godan.

Kyoshi 教士 – Mestre: “Kyo” significa professor ou filosofia. Refere-se a um elevado instrutor. Graduações – Rokudan e  Nanadan.

Hanshi 範士 – Mestre: Exemplo ou Modelo. “Han” significa modelo, exemplo a ser seguido. Graduações – Hachidan e Kudan.

Formação da Diretoria de Nishiden Ninpo Kyokai: 

Estes títulos são usados para identificar os instrutores que ocupam posições específicas dentro do Dojo e / ou Organização / Kyokai.

Dojo Cho 道場 長 – Dirigente de um Dojo. Este é o administrador ativo de um dojo. Geralmente supervisionado por um Shibu Sho.

Shibu Cho 支 部長 – Dirigente Regional. Este é o administrador ativo e diretor de uma região. O praticante é considerado um professor experiente e um líder dentro do Ryu-Ha. Ele ou ela supervisiona todas as operações para a sua região, relatando o desenvolvimento para o Kancho.

Kancho 館長 – Diretor da Organização. Este é o administrador sênior ativo da Organização. Ele ou ela é considerado um líder de líderes, e, portanto, possui Menkyo Kaiden 免 許 皆 伝 ou Menkyo Okuden 免 許奥伝. O Kancho supervisiona todas as operações dentro da Organização.

Soke 宗 家 – Chefe da Família. “So” significa cabeça ou mestre, “Ke” significa casa ou família. Refere-se ao líder designado a um Ryu-Ha. Este é normalmente um título hereditário, a ser usado pelo sucessor Judan, é um cargo transmitido de geração para geração.

O Soke é a pessoa que guarda todos os documentos e escrituras antigas do Ryu-Ha.