Soke Sadahei Tsushima

sadaheiSadahei Tsushima nasceu no dia 30 de julho de 1899, em Iwakuni, atual Yamaguchi, antiga província de Suo, que era domínio do clã Ouchi, migrando mais tarde para antiga provincia de Kii, atual Wakayama-ken, terras de Natori Masamune, Saika Suzuki Hideshige Magoichi e Izumo Kanja Yushiteru.

Na região do templo Kumano, Sadahei Tsushima inicia seu treinamento  em  Shinden Fudo Ryu, nesta região, além dos antigos conhecimentos  Shinobi de Natori Ryu de Natori Masamuni, autor do documento Ninja Shoninki. Natori Ryu, é a base fundamental da escola de Gendai Ninjutsu, Tenshi Ryu Nishi Kai Ninpo. Escola fundado por Isao Nishi Tsushima  Sama.

Não se sabe quais foram todos os mestres de Sensei Sadahei Tsushima. Dois mestres foram seu pai e seu avô que ensinaram as tradições: Natori Ryu (Shoninki) e  Tsushima Ryu (Estilo da familia).

Nessas Ryu-Ha (escolas), estudou as seguintes disciplinas:

Iainuki, desembainhar e corte rápido;

Kenjutsu, manejo de katana;

Bikenjutsu, uso total da espada,

Chokuto, espada curta reta;

Yari e Te-Yari, lanças curtas e longas;

Naginata, manejo da alabarda japonesa

Hojojutsu, técnicas de amarração com corda;

Teppojutsu, técnicas com armas de fogo;

E outros Kuden, conhecimentos transmitidos de forma oral, dentro do conceito de I-shin-den-shin , que significa “de coração a coração”.

sadahei2Shiden Fudo Ryu é o maior mistério. Nesta escola não se sabe realmente quem foi o mestre que o treinou. Pois no Japão Shinden Fudo Ryu foi uma escola comum e existiram diversos Soke, Shihan, Menkyo Kaiden como por  exemplo: Toda Shinryuken Masamitsu, Terajima Kunichiro, Toshitsugu Takamatsu, Kaminaga Shigemi, etc…

O curioso é saber que na história e estudos de Shinden Fudo Ryu, descobrimos que mestres como: Kenwa  Mabuni do Shito Ryu Karate e discipulo de  Fujita Seiko; Jigoro Kano fundador do Judo; o Mr Barton fundador do Bartitsu, e diz a lenda que, Arthur Ignatius Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, baseou as formas de combate do personagem nesta arte marcial… Todos eles conheciam e praticaram  a  lendária Shiden Fudo Ryu. Escola especializada em:

Kenpo Dakentaijutsu,Técnicas de golpear e defender. Engloba os socos, os chutes e as defesas;

Jutaijutsu, refere-se a todas habilidades que servem para controlar, luxar, projetar, estrangular e imobilizar o oponente;

Sojutsu, técnicas com lanças.

O-Tsuchiu, manejo de martelos de combate;

Onno, manejo do machado de guerra;

Naginata, manejo da alabarda japonesa;

Katana & Kodachi (Daisho), espadas tradicionais japonesas.

Na atualidade Shiden Fudo Ryu tem diversos mestres como: Masaaki Hatsumi, Shoto Tanemura, Jinichi Kawakami, Fumon Tanaka, Isao Nishi Tsushima, etc…

Esses são os motivos porque utilizamos o Tsushima-Ha na transmissão desta escola. Pois nossa linhagem se inicia em Sensei Sadahei Tsushima. E seu legado foi passado a Sensei Isao Nishi Tsushima, que  manteve as tradições  dentro da Nishi Kai.

Sadahei Tsushima serviu como socorrista durante o terremoto de Kanto, em 1923, onde conheceu um membro da Cruz Vermelha Argentina, o qual conta sobre seu país Latino-americano a Sadahei Tsushima, onde esse  viria a residir mais tarde.

Tempo mais tarde, ao ver com seus próprios olhos os estragos da segunda guerra mundial, Sensei Tsushima sentiu grande impacto em sua alma. Esses eventos fizeram-no se tornar um homem reservado, e se mudar para América do Sul, em Mar Del Plata – Argentina. Soke Sadahei Tsushima retirou-se em um merecido descanso espiritual, deixando um pouco de lado a pratica marcial.  Regressou sua pratica somente  quando soube que sua filha lhe dera um neto; em 11 de Março de 1964, nasce Isao Nishi, que inicia seu treinamento aos 4 anos sob a tutela de seu avô.

Sadahei Tsushima residiu em Mar Del Plata – Argentina até o seus últimos dias, falecendo em 1976.
Com o falecimento de seu avô e mestre, o pequeno Nishi conclui seu treinamento com seu pai Yoshiyuki Nishi, filho de Tomesaburo Nishi.

FAMILIA

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil