Sensei Takeshi Maeda

「集中力」ではなく、触れることで相手を無抵抗にさせることだと思います。接点から気を出して、丹田から足へと伝えることによって相手を動けない状態にしてしまう。あとは投げようが倒そうが、こちらの意のままです。師匠の松田敏美には「力を入れるな」と教わりました。師の手を握った時の感触を覚えておいて、あとは自分でいろいろ思考錯誤することで身に付くはずです。私の場合には30年ぐらい掛かりましたね。

“Não é” Shuchu-ryoku “(” poder focado “), acredito que é fazer com que o oponente não seja resistente ao toque. Estenda o Ki através do ponto de contato, transmita do Tanden para os pés e coloque o adversário em uma condição em que eles não conseguem se mover. Depois disso, eles podem ser jogados ou derrubados à vontade. Eu fui ensinado por meu mestre Toshimi Matsuda Sensei “Não coloque no poder!”. É preciso lembrar-se da sensação de tomar a mão do mestre e depois absorvê-la através de seu próprio processo de tentativa e erro. No meu caso demorou cerca de trinta anos. “


Toshimi Matsuda, através de seu trabalho, teve oportunidade de viajar muitas vezes para capital de Asahikawa. Ele aproveitou às viagens para colocar anúncios em um jornal local, divulgando o DaitoRyu AikiJujutsu. No momento em que Maeda viu um dos anúncios, nutriu interesse pela arte e visitou Matsuda Sensei, que estava hospedado em uma pousada em Asakusa.

Após observar Matsuda Sensei executar algumas técnicas, Maeda fica profundamente interessado e pede para tornar-se seu discípulo. Maeda nunca teve experiência, até aquele momento, com escolas koryu (de Artes Marciais Antigas), tendo praticado apenas o Judo de Kodokan. Posteriormente, quando Maeda foi para Tóquio, Matsuda Sensei liderou um treinamento de Daito Ryu na mesma pousada.

Maeda Sensei era farmacêutico. Devido a sua profissão, teve a oportunidade de viajar em uma reunião da Federação de Farmácias. Durante seu retorno, estendeu sua viagem até Asahikawa para praticar com Matsuda Sensei no Shobukan Dojo.

Com praticas regulares de uma semana por mês, Maeda Sensei treinou Daito Ryu com Matsuda Sensei sempre que viajava para Tóqui a negócio. Além disso, Maeda Sensei fez uma estadia de uma semana no Shobukan Dojo em Asahikawa. Mantendo a regularidade de uma semana por mês de prática, ele conseguiu aprender a arte. Por mais ou menos vinte anos, os praticantes do Daito Ryu não treinavam diariamente nos dojos, sendo todos os treinamentos organizados através de seminários ou aulas particulares.

As formas de Daito Ryu que Maeda Sensei aprendeu com Matsuda Sensei eram próximas as formas antigas transmitidas por Takeda Sensei.


Maeda Sensei, aprendeu o Daito Ryu Aikijujutsu através de cinco grupos de técnicas, iniciando de Ikkajo (primeiro grupo) até Gokajo (quinto grupo). Essas etapas já eram importantes na transmissão e treinamento da época de Sokaku Takeda Sensei e Toshimi Matsuda.

Após a grande guerra, Maeda sensei retornou à sua cidade natal de Omama, na província de Gunma, e transformou o local de uma antiga farmácia no Renshinkan Dojo, para ensinar a Daito Ryu.

Ele também viajou para as regiões de Nagano, Gunma e Tochigi para ensinar. Chegou até a receber um convite das Forças Armadas para que fizesse uma demonstração de Daito Ryu em um quartel militar na prefeitura de Gunma no ano de 1963.

Foi em 1982, que um jovem de dezenove anos inicia seu treinamento no Renshinkan Dojo. Este jovem era Michio Takase Sensei, que jamais poderia imaginar que anos depois seria o atual Sucessor de Takeshi Maeda Sensei.

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil