Tengu

Termo e Significado

天 Ten (Tien) – Céuz4986859.c2bf2530.500

 Ku (Kou) – Cachorro

Termo de origem chinesa, significa Cão Celestial. Originalmente, era usado para nomear as estátuas de cachorro que ficam em frente a templos e castelos, como guardiões. No Japão, é mais comumente utilizado para nomear seres sobrenaturais narigudos e fortes, que representam as forças da natureza em ação.

Quando foi adotado na O-Chikara, o termo passou a representar uma gama de seres que personificam aspectos divinos da natureza.

 Karasu Tengu 

鴉 Karasu – Corvo

É um tipo muito conhecido de Tengu. Sua imagem é a de um homem, com algumas partes do corpo de um corvo (como um licantropo, mas que misture corvo e homem, ao invés lobo e homem). Acredita-se que possui grande habilidade marcial, e grande força.

Karasu e o primogênito de Dai-Konran (deus do Caos) e de Aku (deusa da Lua). Por sua herança, tornou-se ponte entre os mundos humano e divino; está em todos os caminhos e age em conjunto com os demais tengu. Não é bom ou mal, mas sim livre para escolher, como os humanos.

No passado, eram os Ainu que o cultuavam, e eles possuíam a fama de serem feiticeiros e shamans. Sua ligação com os Ainu era muito clara por seu domínio sobre as ervas e plantas, estando o Reino Vegetal sob o poder de Karasu – foi ele, inclusive, quem ensinou a Kaze no Tengu sobre as propriedades da fumaça gerada por cada erva, em seu estudo sobre a Kemuri (névoa ou fumaça).

Karasu também recebeu de Dai-Konran as chaves para a prisão do Universo. É dele, portanto, o poder de libertar ou prender, e não há tranca que possa pará-lo.

Assim como seu pai era o deus do Caos, Karasu é considerado um dos Senhores da Tempestade. As nuvens negras e carregadas são como suas asas e os ventos noturnos eram creditados aos vigorosos movimentos que faziam para voar.

 

Karasu Tengu e Saika Ryu Ninjutsu

No passado, quando as superstições eram lugar comum, os espíritos eram vistos como algo do cotidiano e as noites guardavam mistérios que podiam gelar os ossos do mais bravo samurai, os ninja usavam a forma de Karasu Tengu para suas missões, amedrontando camponeses e guerreiros.

Não somente sua forma física era relacionada aos ninja, mas também alguns de seus dons:

Karasu tinha total poder sobre o mundo vegetal e os ninja de Saika eram versados em Yagen Jutsu, produzindo remédios naturais e destilando venenos

A fama de Karasu de poder se infiltrar em qualquer local era partilhada pelos ninja, que utilizavam a arte da estratégia para burlar a mais elaborada segurança e atingir o âmago das forças inimigas, matando peças-chave sem que sua presença fosse notada

Da mesma forma que Karasu era conhecido pelo seu poder bélico, os ninja dominavam grupos de soldados fisicamente superiores e mais bem armados através de técnicas muito apuradas, o que Ihes dava a fama de terem “a força de dez homens”

Os ninja utilizavam a fumaça, ou kemuri, como Karasu havia ensinado a Kaze no Tengu a fazer. O próprio nome dado as pequenas bombas de fumaça incitava a imaginação dos supersticiosos:

煙 Kemuri – fumaça, névoa, bruma



Kemuridama
Esfera de Fumaça

 Kemuridama
Alma da Névoa

玉 Tama – Esfera
霊 Tama – Essência espiritual, alma

Dessa forma, se tornou comum considerar Karasu Tengu como um patrono do ninjutsu. Há, inclusive, uma lenda usada antigamente pelos ninja para aumentar o seu poder de amedrontar samurai e camponeses, de que foi ele que se manifestou para os yamabushi e os ensinou esta arte.

 

Extraido do livro Kage no Mono – Espíritos de Wakayama.

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil