Toshimi ‘Hosaku’ Matsuda Sensei

O grande mestre de Daito Ryu AikiJujutsu, Sokaku Takeda, ensinou muitos alunos em sua trajetória. Dezoito de seus melhores alunos foram honrados com Kyoju Dairi (instrutor representativo), sendo que muitos deles se tornaram conhecidos e fundaram linhagens e escolas de Daito Ryu. Toshimi Matsuda foi um desses pupilos de Takeda Sensei.

Apesar da influência de Toshimi Matsuda e da posição estimada como pioneiro de Daito Ryu, muito pouco foi escrito a seu respeito e o legado de sua arte e prática de ensino.

Em 1910, Takeda Sensei acompanhou seu amigo e ex-chefe da polícia de Akita, e se mudou para a cidade de Hokkaido. Takeda fez de Hokkaido o centro de sua carreira docente nos próximos 20 anos. Fora da prefeitura do norte do Japão, muitos dos grandes mestres de Daito Ryu se encontraram e treinaram com Sokaku Takeda Sensei, absorvendo muito de sua arte.

Toshimi ‘Hosaku’ Matsuda nasceu entre 1895 e 1896. Uma fonte afirma que seu nome de batismo era Hosaku, sendo Toshimi o nome que adotou mais tarde. Toshimi Matsuda morava na cidade de Asahikawa, Hokkaido. Alguns relatos dizem que ele era um oficial militar. Toshimi começou a treinar em junho de 1928 aos 33 anos, o que pode ser verificado através dos registros de Daito Ryu. Em agosto de 1929 ele recebeu o Menkyo Kyoju-dari (Licença de Instrutor Representativo) de Sokaku Takeda em pessoa.

(Ou sua data inicial é incorreta ou ele era um estudante excepcional, pois um kyoju-dari representa um reconhecimento muito elevado nesse período. Apenas 18 pessoas receberam este Reconhecimento de Takeda Sensei. Enquanto os cabeças do dojo eram autorizados a ensinar sozinhos na Escola, um kyoju-dari era autorizado a ensinar também em outras escolas e poderia fundar sua própria linhagem).

Em algum momento de seu treinamento, ele deve ter conhecido ou treinado ao mesmo tempo que o famoso Kodo Horikawa, fundador do Kodokai – também residente de Hokkaido. Seigo Okamoto do Roppokai diz que seu professor, Horikawa Kodo, relatou histórias sobre Toshimi Matsuda.

Depois de receber sua licença de ensino, Matsuda ensinou a arte na cidade de Asahikawa, Hokkaido e abriu um dojo, o Shobukan.

Ao longo de sua carreira, Matsuda Sensei formou muitos discípulos. Alguns seguem sua linha direta de Daito Ryu, sendo o homem que se tornou seu sucessor direto Takeshi Maeda. Outros estudantes de Toshimi Matsuda passaram a formar seus próprios estilos de jujutsu com base em seus ensinamentos. Vários nomes coreanos foram documentados entre seus alunos, e alguns deles contribuíram para o crescimento do Hapkido na Coréia. Entre os anos de 1930 e 1936, ele era o mestre de Daito Ryu de Okuyama Yoshiharu (Yoshiji), também conhecido como Ryuho Okuyama, fundador do Hakko-ryu Jujutsu.

Os dois homens que provavelmente são mais conhecidos por ter feito a arte e o legado do Daito Ryu de Matsuda Sensei são Takeshi Maeda e Ryuho Okuyama.
Hoje em dia seu legado é mantido por Michio Takase Sensei, atual líder de Matsudaden Daito Ryu Renshinkan.

© Copyright Humberto Trevellin – Campinas – São Paulo – Brasil