Hosokawa Ryu Hyoho – 細川流兵法

HOSOKAWA RYU KENPO

As artes militares (武芸, Bugei), têm uma história longa e complexa, ignorada por mitos e lendas e tornada ainda mais inacessível por documentação que nunca foi produzida, não sobreviveu ou foi deliberadamente obscura. O treinamento militar no Japão é anterior à história registrada. Entre as eras Heian e Sengoku, o papel do Samurai (侍, Guerreiro Japonês) na sociedade japonesa cresceu. Táticas, armamento e treinamento evoluíram com eles. Mas as mudanças mais fundamentais ocorreram durante o período moderno, quando os samurais e seus bugei se adaptaram à paz.

Até então, os Samurai eram guerreiros antes de tudo, homens cujos meios de subsistência eram feitos em batalha, e os Bugei eram a primeira e principal arte da guerra. A paz imposta por Tokugawa transformou a maioria dos Samurai em aristocratas dominantes; e como o samurai deixou de ser apenas um lutador, as artes marciais foram capazes de sobreviver ao fim da classe guerreira e permanecer parte da cultura japonesa. Os Bugei clássicos ainda praticados hoje são pedaços da história viva que continuam a propagar as filosofias dos Samurai que desapareceram há mais de um século.

Ao estudá-los, podemos recuperar muito sobre a maneira pela qual a classe guerreira adquiriu valores, convicções e habilidades físicas essenciais, bem como as atitudes e habilidades. Uma melhor compreensão do Bugei enriquece nosso conhecimento dos guerreiros japoneses medievais e do início da modernidade japonesa e nos oferece uma nova visão da cultura samurai.

A ESSÊNCIA DE UMA RYUHA

Não existe um Bugei típico, pois as escolas tradicionais variam muito nas especificidades de suas táticas, filosofia e vocabulário através do qual expressam suas idéias. No entanto, há congruência suficiente entre eles para fazer um exame atento de um ryuha um caminho eficiente para entender o Bugei como um fenômeno geral da cultura japonesa.

A essência de um Ryu-ha (流派, Estilo Marcial), como Hosokawa Ryu (細川流, Estilo Hosokawa), pode ser encontrada na transmissão de seu Ryugi (流儀, Método) – o Kata (形, Forma), a mais antiga metodologia de ensino e aprendizado no Bugei tradicional. Fundamentalmente, o Kata representa um forma de treinamento em que os alunos ensaiam combinações de técnicas e contra técnicas, ou sequências de combinações, organizadas pelos professores do Ryu (流, Estilo) desde que a escola foi formulada. Esse tipo de prática fornece continuidade de geração em geração, mesmo na ausência de transmissão escrita. A importância da prática padrão vem da crença de que é o veículo mais eficiente para transmitir conhecimento de professor para aluno.

Os Kata de um Ryu-ha formam um catálogo vivo de seu currículo e um plano de estudos para instrução. As lições mais importantes não podem ser transmitidas por explicações explícitas; elas devem ser experimentadas diretamente. Técnica e princípio são indivisíveis, como corpo e sua sombra; mas deve-se enfatizar o polimento da técnica. A razão para isso é que o princípio se manifestará espontaneamente em resposta ao progresso no treinamento técnico.

HOSOKAWA RYU BUJUTSU

De acordo com a família Hosokawa, a arte da espada do clã foi construída sobre técnicas e estratégias de quatro grandes tradições de artes marciais; Yagyu Shinkage Ryu (柳生新陰流), Niten Ichi Ryu (二天一流), Enshin Ryu (円心流) e Katori Shinto Ryu (香取神道流). Eles são cuidadosamente preservados até nossos dias e ainda existem membros da família que os praticam.

O progresso em Hosokawa Shinkage Ryu (細川新陰流) seguem três etapas; Shoden (初伝, Primeira Transmissão), Chuden (中伝, Transmissão intermediaria) e Kuden (口伝, Transmissão Oral) e, finalmente, pode-se alcançar o nível Menkyo (免許, Permissão Tradicional) , quando se torna um professor realizado do Ryu. A associação ao Hosokawa Ryu Hyoho (細川流兵法) é aberta a qualquer pessoa interessada na arte e cultura marciais clássicas japonesas, e apoia os objetivos e opiniões da associação em relação à arte marcial e ao ensino e prática dela.

No Brasil a Hosokawa Ryu Hyoho é ensinada por Sensei Humberto Trevellin, único Aluno na América Latina do Shihanke Hiroshi Hosokawa de Osaka, Japão.